PALÁCIO DE LETRAS (Blog do Antônio Gomes)

PALÁCIO DE LETRAS (Blog do Antônio Gomes)

terça-feira, 27 de março de 2012

NÃO É PROIBIDO SONHAR !

Um amigo meu, cuja imaginação já é fértil pois já escreveu uns livros, me confidenciou que está tendo uns sonhos de amor, um "romance", em sequência, ou seja, sonhos "continuados". Ele anda "gostando" tanto destes sonhos,a ponto de querer dormir mais cedo, para ir "aproveitando-os" ou por curiosidade, para saber o resultado,ou melhor dizendo,até que ponto irá este idílio sonhado.
-Seria como "viver" outra vida, no sonho?
E completou que os sonhos são sempre com a mesma pessoa,obviamente uma mulher, que ele nunca viu. Ou que ele não se lembra tê-la visto ou conhecido antes. A princípio não entendi bem
.- Sonhos com frequências,continuados, com a mesma pessoa ,perguntei?
Ele disse  :
-" Sim.  E o pior é que a mulher é bem jovem,loira e graciosa"... E, segundo ele,está sempre "correndo" atrás dele, ou à procura dele,em qualquer lugar onde vai (no sonho,lógico!)
O "Josué" (esse o nome fictício dele ,pois não quero complicar sua  vida ), me afirmou que não se trata de um sonho erótico, mas sim um romance...
-Um amor platônico no sonho ? Pensei!
-Ora mas você está se " apaixonando" no sonho, por alguém,pensando em alguém,lembrando de um amor do passado ? Perguntei a ele que é casado e sua mulher é bem mais jóvem do que ele, e ao contrário da mulher dos sonhos,é morena...
 Ele me confidenciou que a mulher dos sonhos não se parece com ninguém que ele tenha conhecido ou namorado,em sua juventude.E me disse mais,que no sonho ele tem uns 20 anos a menos (atualmente o José  já passou dos 40), e que tem ido com ela a lugares que não conhece, cidades e pessoas diferentes.
Então eu lhe disse que esse sonho dele parecia coisa de filme. Perguntei se ele andou vendo algum filme de reencarnação, por exemplo. Ele afirmou que nem acredita nestas coisas...
E então me lembrei do filme "Meia Noite em Paris",onde o personagem,após a meia noite, passa a conviver com pessoas ilustres da Paris dos anos 20, escritores,pintores, que viveram em outra época...Inclusive o principal personagem acaba se apaixonando por uma personagem destas, do passado, como num sonho,embora ele tivesse ido a Paris acompanhado da noiva, em sua "vida real",no presente.
Como não sou nenhum especialista em sonhos e não conheço bem o círculo de amizade dele,não pude adivinhar quem pode ser essa pessoa tão especial do sonho dele. Mas brincando,dei uma ideia a ele e lhe disse: 
-Porque você não "segue" sonhando e vai escrevendo um romance, tipo  "Uma Loira em Minha Vida " !!! Ele riu e falou: 
-"Assim eu perco a minha esposa !!!"
Ele como é uma pessoa bem lúcida e séria,para mim, creio que não iria inventar uma estória destas, dei-lhe crédito e ouvidos...Afinal, é sempre bom ouvir os amigos.
E  pensei, com meus "botões":
- Como pode o cara se apaixonar por uma pessoa que ele só vê  nos sonhos?
Normalmente a gente sonha com uma ex-namorada, uma mulher especial,ou uma antiga conhecida que a gente quis namorar mas não deu certo. 
-Mas assim, com um rosto novo,"formatado"  no  sonho ?
 - Não sei ! Nunca sonhei assim.
Mas sei que, quando estamos solitários, sonhamos com alguém, uma mulher, unto conosco, namorando,etc....
-É comum acontecer isto,com quem vive só.
-Mas o José  é casado, e bem casado!
E o pior é que ele acorda à noite e ao seu lado está a esposa,a quem ele não pode (e nem deve) contar nada desses sonhos .
 -E agora  Josué ?
Ele  me contou esta estória, estes dias ,pois estávamos falando de passado, ex-namoradas,etc. Contou, explicou,mas não soube decifrar seu sonho, ou mesmo dizer quem seria essa "personagem" que aparece nos seus sonhos.Disse apenas que gosta de ter esses sonhos, a ponto de ,à noite,ao deitar,ficar lembrando e desejando e "torcendo" para que a mulher loira  apareça de novo, em seus sonhos. 
-E sempre acontece dela aparecer!
 Por isto ele está encabulado...E não é para menos...E ainda me disse que,nem é tão"admirador" de loiras assim.Sempre preferiu as morenas...
Afinal ele não é um rapazola,e sim adulto. Já tem filhos(dois) e sua esposa demonstra gostar bastante dele.
 -"Por quê então estes sonhos ?" Perguntou-me
-Eu não sei explicar, respondi-lhe ... Só sei que, normalmente, a gente sonha com mulheres assim, quando, na vida real estamos solitários, sem ninguém...Pois nossa  mente "viaja", exprimindo um desejo não realizado, ou não correspondido na vida real.
Falei para ele que para decifrar um sonho assim,só sendo especialista, ou um psicólogo,destes que fazem "regressão",etc.....
Mas ele nem cogitou em procurar um, "Nem tem tempo para isso ", como me disse.
E está gostando de ter essa ilusão do sonho,sempre com a mesma mulher loira,jovem,cujo rosto não lhe é familiar, não se parece com ninguém que já conheceu.Segundo ele,nem com artistas conhecidas.
 -" É um rosto único!" - Disse-me. 
Que coisa hein! E perguntou-me alguma coisa sobre as tais vidas passadas..
 Eu lhe disse,que não entendo destas coisas de vidas passadas. De sonhos que resultam em mostrar que vivemos uma "outra vida". 
-Tenho muitas dúvidas sobre isso...
Ele não sabe explicar,mas disse que não quer "abrir mão" desses sonhos...e acredita que o "romance" vá "esquentar",nos sonhos futuros! Mas, sabe que não pode contar tais detalhes destes sonhos à sua esposa...
-E  as mulheres que estão lendo esse texto sabe do que estou falando.
Eu apenas brinquei com ele e lhe disse :
 -Vai sonhar então Josué!!!
- Aproveite então meu  amigo. "Aproveite" o sonho, pois não é proibido sonhar !
- Não é proibido sonhar,nem querer o melhor para a vida , digo eu !
-Para mim, ao contrário do que diz a letra de uma música da Élis Regina...
 -Sonhar é melhor que Viver!

A.L.G. 27 de março de 2012